Entendendo o Stress

O que é o Stress? 

(Sociedade Brasileira de Coaching):

 O STRESS É UMA DOENÇA?

O STRESS NÃO É UMA DOENÇA. É UM CONJUNTO DE RESPOSTAS DO ORGANISMO DESENCADEADAS POR MÚLTIPLOS FATORES. CONTUDO, O STRESS CRÔNICO PODE ESTIMULAR O SURGIMENTO DE UMA SÉRIE DE DOENÇAS. HOJE, OS PROBLEMAS RELACIONADOS À DEPRESSÃO E AO STRESS OCUPAM O QUARTO LUGAR NO RANKING MUNDIAL DAS CAUSAS DE AFASTAMENTO DO TRABALHO POR INCAPACIDADE. EM 2020, ELES DEVEM CHEGAR À SEGUNDA POSIÇÃO NO RANKING.

O QUE É O “HAPPY STRESS”?

A EXPRESSÃO REFERE-SE AO STRESS POSITIVO, OU “EUSTRESSE”. DE ACORDO HANS SELYE, O EUSTRESSE OCORRE QUANDO O INDIVÍDUO POSSUI MEIOS (FÍSICOS, PSÍQUICOS OU EMOCIONAIS) PARA LIDAR COM OS ESTRESSORES. JÁ O “DISTRESSE” OCORRE QUANDO A EXIGÊNCIA É MAIOR DO QUE OS MEIOS PARA ENFRENTÁ-LA.

EXISTE REMÉDIO CONTRA O STRESS?

EXISTEM MEDICAMENTOS PARA LIDAR COM AS CONSEQUÊNCIAS DO STRESS (DEPRESSÃO, ANSIEDADE, DOENÇAS ETC.), QUE SÓ DEVEM SER UTILIZADOS MEDIANTE PRESCRIÇÃO MÉDICA. PORÉM, PARA OBTER UMA SOLUÇÃO MAIS EFETIVA, VOCÊ DEVE INVESTIGAR E TRABALHAR AS ORIGENS DO STRESS. DO CONTRÁRIO, VOCÊ ESTARÁ TRATANDO APENAS OS SINTOMAS, E NÃO AS CAUSAS.

 STRESS E FADIGA SÃO A MESMA COISA?

A FADIGA TANTO PODE LEVAR AO STRESS COMO PODE SER UM SINTOMA DO STRESS. NO ENTANTO, É PRECISO DIFERENCIAR O CANSAÇO E O STRESS DA SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA (SFC). O PRINCIPAL SINTOMA DA SFC É A EXAUSTÃO SEVERA DESENCADEADA POR POUCO OU NENHUM ESFORÇO, QUE NÃO MELHORA COM O REPOUSO E DURA NO MÍNIMO SEIS MESES. A SFC PODE SER DESENCADEADA PELO STRESS CRÔNICO, PELA DESNUTRIÇÃO CELULAR OU POR DOENÇAS DIVERSAS. O ACOMPANHAMENTO MÉDICO É NECESSÁRIO PARA IDENTIFICAR AS CAUSAS E MINISTRAR TRATAMENTO.

ALGUMAS PROFISSÕES SÃO MAIS ESTRESSANTES DO QUE OUTRAS?

PESQUISAS INDICAM QUE HÁ UMA GRANDE INCIDÊNCIA DE STRESS ENTRE EXECUTIVOS, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, BOMBEIROS, POLICIAIS E MILITARES EM ZONAS DE CONFLITO. MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE TODAS ESSAS PESSOAS, SEM EXCEÇÃO, SEJAM ESTRESSADAS. EMBORA A NATUREZA DE SUAS PROFISSÕES AS SUBMETA A UMA FORTE CARGA DE AGENTES ESTRESSORES, A CAPACIDADE DE LIDAR COM O STRESS VARIA DE ACORDO COM O INDIVÍDUO. ALGUNS SÃO MAIS RESISTENTES AO STRESS DO QUE OUTROS, INDEPENDENTEMENTE DA PROFISSÃO. TREINAMENTO GERENCIAMENTO DO STRESS MÓDULO COMPLEMENTAR – TIRE SUAS DÚVIDAS

O QUE É BURNOUT?

BURNOUT É UMA EXPRESSÃO DE ORIGEM INGLESA QUE SIGNIFICA “QUEIMAR POR COMPLETO”. TRATA-SE DE UM AVANÇADO ESTADO DE ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL CUJA CAUSA ESTÁ LIGADA À VIDA PROFISSIONAL. ALÉM DE UMA SÉRIE DE SINTOMAS FÍSICOS SEMELHANTES AOS DO STRESS, A PESSOA COM BURNOUT TAMBÉM DESENVOLVE SINTOMAS COMPORTAMENTAIS COMO DESCONFIANÇA, IRRITABILIDADE, AGRESSIVIDADE, DESMOTIVAÇÃO E, SE NADA FOR FEITO, PODE CHEGAR A UM ESTADO DE EXAUSTÃO QUE A TORNA INCAPACITADA PARA O TRABALHO.

ACONTECIMENTOS POSITIVOS TAMBÉM PODEM CAUSAR STRESS?

DEPENDE DO GRAU DE DESAFIO E DE MUDANÇA QUE ESSES ACONTECIMENTOS NOS TRAZEM. E DEPENDE, TAMBÉM, DO GRAU DE HABILIDADE QUE CADA PESSOA POSSUI PARA LIDAR COM ISSO EM DETERMINADO MOMENTO DA VIDA. EVENTOS FELIZES (CASAMENTO, NASCIMENTO DE UM FILHO, PROMOÇÃO ETC.) PODEM SER ESTRESSANTES DEVIDO À RESPONSABILIDADE E À MUDANÇA QUE ELES REPRESENTAM. QUALQUER SITUAÇÃO NA QUAL A PESSOA SENTE QUE AS EXIGÊNCIAS SÃO MAIORES DO QUE SUA CAPACIDADE DE RESPONDER A ELAS PODE GERAR STRESS.

O STRESS AFETA OS NEURÔNIOS?

ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE OS CÉREBROS DE PESSOAS QUE SOFREM DE DEPRESSÃO DEVIDO À EXPOSIÇÃO AO STRESS CRÔNICO APRESENTAM REDUÇÃO DA DENSIDADE E DO TAMANHO DOS NEURÔNIOS. ALÉM DISSO, A NEUROPLASTICIDADE (PROCESSOS LIGADOS À CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO E ADAPTAÇÃO DOS NEURÔNIOS) TAMBÉM É PREJUDICADA PELO STRESS, BEM COMO AS CÉLULAS DO HIPOCAMPO – ÁREA DO CÉREBRO RELACIONADA À MEMÓRIA, AO APRENDIZADO E À TOMADA DE DECISÕES, ENTRE OUTRAS FUNÇÕES.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE STRESS E ANSIEDADE?

A ANSIEDADE PODE ESTAR ENTRE AS CAUSAS DO STRESS OU SURGIR EM CONSEQUÊNCIA DELE. TRATA-SE DE UM SENTIMENTO DE APREENSÃO, DE ALARME CONTÍNUO, QUE PODE LEVAR A PESSOA A UM ESTADO DE AFOBAÇÃO E DE DIFICULDADE PARA RELAXAR. É NORMAL SENTIRMOS ANSIEDADE DIANTE DE CERTAS SITUAÇÕES (POR EXEMPLO, ENTREVISTA PARA EMPREGO, EXAMES ESCOLARES ETC.). EM EXCESSO, PORÉM, ELA PODE DAR ORIGEM A DISTÚRBIOS COMO SÍNDROME DO PÂNICO, TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC), FOBIAS E OUTROS.