ÁREA RESTRITA:
As 7 Regras de Ouro do Coach:
1. Aplicar o coaching com ética, integridade e honestidade.
2. Zelar pela credibilidade do coaching.
3. Sempre oferecer sigilo ao cliente e ater-se ao princípio do não julgamento.
4. Investir no autodesenvolvimento para buscar a excelência.
5. Manter uma conduta ética tanto na vida pessoal quanto profissional.
6. Formar uma parceria de resultados com o cliente.
7. Contribuir para a melhoria de indivíduos, times e empresas.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
1. O coach baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
2. O coach trabalhará visando promover a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, bem como promover melhorias e resultados em empresas, negócios e organizações.
3. O coach atuará com responsabilidade por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento do coaching como campo de conhecimento e de prática.
4. O coach entenderá que sua formação e certificação em coaching o capacitam a atuar apenas no atendimento aos clientes de coaching, e não na formação de novos coachees. A atuação competente e eficaz na formação de novos coachees requer outro nível de capacitação, que deve ser obtida por meio de uma instituição idônea.
5. O coach assumirá como seu dever perante o cliente e a sociedade divulgar e cumprir as condutas éticas propostas por este código.
Transcrevo parte de Nosso Juramento abaixo:
1. Zelarei pela credibilidade do coaching:
a) Por meio da qualidade de meus serviços.
b) Por meio de minha conduta ética.
c) Recomendando, quando solicitado, apenas profissionais capacitados e confiáveis, certificados por uma instituição idônea.
2. Investirei continuamente em meu aprendizado e desenvolvimento pessoal a fim de oferecer um excelente serviço de coaching.
3. Ficarei atento a questões pessoais que possam afetar negativamente minha atuação como coach e, sempre que necessário, buscarei ajuda profissional para resolvê-las.
4. Jamais utilizarei meus conhecimentos de coach para prejudicar outro ser humano, seja cliente ou não.
5. Reconhecerei o empenho e a dedicação de todos os que desenvolvem materiais, produtos, conteúdos e soluções que contribuam com meu aprendizado. Agirei eticamente, respeitando seus direitos autorais.
1. Não utilizarei informações falsas ou enganosas a respeito do coaching ou de mim mesmo, visando com isso conquistar novos clientes.
2. Não prometerei o que não posso cumprir.
3. Não me posicionarei como o único responsável pelos resultados. Deixarei claro que a participação e o comprometimento do cliente são fundamentais para o êxito do processo de coaching.
4. Responderei com toda a honestidade às dúvidas e hesitações do futuro cliente quanto ao funcionamento e aos benefícios do coaching.
5. Explicarei ao cliente as premissas básicas do coaching, firmando, por meio de contrato, as condições de nossa parceria.
6. Reconhecerei o contrato como um dos fundamentos da parceria entre o coach e o coachee e me comprometerei a respeitá-lo.
7. Não atuarei com indivíduos que estejam se submetendo ao coaching contra a vontade, por imposição de terceiros.
8. Não atuarei com indivíduos que não preencham as condições necessárias para receber o coaching.
——————————————————————————————————————————————————————————–
No Processo de Coaching para Concursos que apresento para vocês aqui no site, sigo o juramento que fiz na minha formação na SBC.
Um forte abraço,
Coach Déborah Paiva